22 de julho de 2008

Internautas+Blogs+Empresas = ?




"Uma Coordenadora de Marketing da Nike, querendo ajudar o jogador Ronaldo Fenômeno, teve a idéia de usar a popularidade de um blogueiro brasileiro para divulgar uma mensagem de apoio ao jogador e em troca sugeriu uma parceria entre o internauta e a marca. O que para ela seria uma boa estratégia virou um pesadelo. Ofendido com o que entendeu como tentativa de manipulação, o blogueiro denunciou a atitude da Nike e publicou, na íntegra, a carta que recebera. A mensagem rodou o mundo e a Nike virou inimiga dos internautas no Brasil. " (Deus e o Diabo na Terra da internet - Revista Istoé Dinheiro , Ed. 23 de Julho 2008).

Comprei a revista desesperadamente por causa da matéria de capa( sobre a Budweiser) e, após ler o índice, a primeira matéria a ser lida foi sobre a relação entre blogs e empresas.

Marcas como Nike, Dell, Grendene utilizam o contato com os consumidores internautas para a realização do que podemos nomear de Marketing Viral.
Há muitos blogs de aluguel circulando pela internet, blogs que foram feitos exatamente para divulgar alguma marca. Mas a Nike, nesse caso, não escolheu o blog certo.
Já a Nike dos EUA se deu bem. A empresa criou uma rede social para divulgar o Nike Plus, aquele tênis que passa informações para o Ipod. Resultado: a comunidade caiu no gosto dos atletas, nos quais até disputavam entre si quem tinha o melhor desempenho.
Outra que se deu bem na estratégia foi a Grendene. As blogueiras (consumidoras de tal produto) passaram a ser a mais importante forma de propaganda da marca. As vendas aumentaram 10% e, devido ao bom desempenho, a empresa irá repetir a dose.
Um exemplo de bola fora, como a da Nike no Brasil, foi a Comcast. Uma cliente fez um vídeo de um dos técnicos da rede de Tv a cabo dos Eua. O tal estava dormindo na casa de um dos clientes da rede. Imagine a percussão que esse tal videozinho não deu.

Na revista cita também que: “Não adianta responder as criticas de um internauta com propaganda. Já foi comprovado que a melhor forma de marketing é a do boca-a-boca. O caminho é dialogar e expor seus argumentos com cada um[...]. As empresas não devem oferecer dinheiro ou parceria em troca de uma mensagem favorável á marca, nem falar mais do que escutar.”

Esta parte me lembrou o que a Lomyne me disse dias atrás no msn sobre o Almanaque que ela tinha recebido. (Ela sabe do que eu estou falando).
Então pessoal, fiquem espertos. Sua popularidade nessas páginas podem te fazer um crítico mais famoso ainda ou até mesmo um chefe de marketing viral.

Apesar de não ter lido nem 25% da revista ainda, porque parei para postar sobre aqui no blog, essa edição da Istoé Dinheiro está muito boa. Assuntos como da Budweiser, o investimento do Santander no Brasil, Daniel Dantas, prisão de politicos e as boas rapidinhas valem a pena conferir. Eu nunca fui uma boa fã de Istoé, mas leio-a com muito mais prazer do que a Veja. Como uma boa ex- estudante de Administração, as revistas de economia e dinheiro ainda me atraem.



Ps: ...e como boa futura jornalista, curiosa do jeito que eu sou, procurei no Google sobre esse tal blog que “fudeu” a vida da Nike.
Sem certeza alguma, mas muito próximo do que foi dito eis aqui o link : http://www.futepoca.com.br/2008/02/o-marketing-viral-e-nike.html.


Ps²: Saindo totalmente do contexto para não fazer outro post, ouvi uma coisa que me chamou atenção: Rodrigo Santoro fazendo par Romantico com Jim Carey no próximo filme chamado: Love You Phillip Morris.
Sou fã de Jim Carey e não quero comentar nada antes de assistir o filme, mas uma observação que eu tenho que fazer é que ele ficou mais velho ainda no papel de biba. Pra Rodrigo Santoro vai ser fácil fazer mais um papel gay.

26 Turistas:

Suzy disse...

eu num tenho o q comenta.dshauhduashdushduashduhsaud

mais to feliz por ser a primeira aqui pela primeira vez *_*

Amo vc!

Garota Enxaqueca disse...

Olá, guapa!

No meu post, o blog em questão é o adioslounge.blogspot.com ... o ´filme em questão é baseado no blog dela antigo e nos livros que ela escreveu...

Vale a pena dar uma lida...

=)

Obrigada pela visita e volte sempre...

Besos, besos...

Menina Nina disse...

Nós pensamos que os nossos leitores são aqueles que deixam comentários... já vi umas estatísticas por aí (feitas por blogueiros mesmo, através dos contadores dos blogs) que diziam que as pessoas que chegam a comentar são menos da metade das que visitam o blog!!

Báah disse...

eu penso assim!
CADE A GLOBO QUE NAO TE ACHOU AINDA!
é muito talento pra ser disperdiçado aqui nessa Dracena!


Na boa, uma ótima matéria!



te amo wan!

beijos!

Idylla disse...

epa, epa, epa, vc empata comigo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, vamo combinar q nós duas empatamos nos reggs viu hauhauhauhau!!!

Bjo muie festeiraaaaaaaaa

Lomyne disse...

Peraê que ó meu santo nome aí ó! Eu ganhei o livro da editora, mas a menina que me contatou foi bem clara, conversamos numa boa e a proposta que ela me fez foi beeeeeem diferente dessa treta da Nike com o Ronaldinho! Eu ganhei o livro com a simples condição de falar dele, eu poderia meter a boca se quisesse. E pode apostar que eu meto a boca se não gostar. Porque se a editora resolver me mandar um livro para eu falar bem, pode apostar que mando à merda. Eu teria feito um escarcéu. Eu até gostaria muito de viver de blog, mas nem fodendo que me vendo assim tão fácil. Até pensaria no caso se eu ganhasse da Nike a mesada que o Ronaldinho ganha...

Unknown disse...

Cara... tudo vira comércio hoje em dia. Não adianta pensar que nesse meio de mídia não existe, porque é enorme o engano. E tudo culpa da Revolução Industrial! ;D
E o pior é que quem é contra o sistema às vezes é calado por ele.
=*

D. Martins disse...

Bom, como bom publicitário que sou, esse marketing viral acabou estragando tanto a imagem da Nike quanto a do Ronaldo que já não anda das melhores, não é mesmo?

Mas o post tá excelente! viu? =)
Parabens!! Foi um belo chute no saco desse bando marketeiro que acha que pode fazer o que der e vier na cabeça , além de vir sujar pro lado dos comunicologos que pensam, diferente deles!

bejãO! ^^

Camila disse...

MEniiina haha voce é muito bem informada eim! =)

Aiii trabalhar com o pai é triste ...
Ele fala o que não deve sabe aha
sabe cutucar a ferida!

Maldito disse...

rsrs,..
Pode crer,...
Ja me pronunciei sobre isso,...da uma olhada nesse meu post (http://ditospelomaldito.blogspot.com/2008/07/rola-um-cascio-na-rede.html). Rola um cascaio na rede é o titulo,...

Parabens pelo blog

Inté!

D. Martins disse...

Menina, tu não conhece a Bahia?
Corre... tá perdendo muita coisa booooua! hahahahah

bejãO
e obrigado pelo elogio sobre as fotos! Faz bem para o ego..rs

Idylla disse...

Eta q a Bahia eh paixão Nacional, segue o conselho de Diego ai em cima, vem correndo besta =P huahuahua....ja disse q vou ser sua guia turistica kkkkkkkkkkkkk!!!
E tome vergonha q vc n ta ficando velha e sedentaria nada...eu sou mais velha q vc viu!!! =PPP

Beijooooooo Daaiaaa!!

Idylla disse...

Ah...e obrigada pelo elogio do "cabelo lindo" rsrsrs =D

Camila disse...

hahaha acabei de ler o ps2 afhaosiru
não creio
Virou moda né fazer filme de gays!
MAS EU GOSTO DOS DOIS! MAIS DO JIM QUE EU MORRO DE RIR COM ELE!

tem selinho pra voce no meu blog

Camilla disse...

Pois é menina, fiquei sabendo dessa do Jim Carrey... Será que o filme vai ser bom??

Beijos

Victor Ventura disse...

Interessantíssimo o seu post. Eu estava comentando essa semana sobre o marketing viral com meus amigos aqui do trabalho. As empresas estão usando e abusando da internet mesmo. E não é só com blog. Existem diversos videos aí pela internet que são frutos dessas empresas também. Vc chegou a ver aquele que veicularam onde as pessoas conseguem estourar pipocas quando ligam para celulares que estão próximos dos milhos? Isso deu uma repercussão danada. E quem sai ganhando? A empresa que tem a propaganda dela no final do videozinho... =)

Achei muito bacana seu interesse por esses tipos de assuntos. Só pelo seu comentário no blog já ví que vc está antenada. Alienada jamais né? hehehehe

Um abraço.

Glauco disse...

Obrigado pela citação do post do Futepoca. Engraçado que, quando escrevemos o texto sobre a tal proposta, não tínhamos noção da repercussão que ia causar. Mas o que mais impressiona é o fato de que outros blogues já tinham recebido propostas semelhantes e nada falaram. Alguns aceitaram, outros recusaram. Mas ninguém havia colocado a discussão até então.

E isso que eu acho o mais perigoso. As pessoas encararem como "normal" o fato de alguém querer comprar ou fazer permuta com conteúdo. Se quiser anunciar, maravilha, há espaços para isso. Mas hoje a moda é fazer um anúncio fazendo com que ele não pareça um anúncio, só pra ser mais convincente.

Nada contra quem aceita isso, contanto que deixe claro pro leitor que está sendo pago para tal.

Parabéns pelo texto e pelo blogue.

Nathália E. disse...

Hahahahahahaha
Amei a imagem! Hahahaha

Beijo!

Talita Corrêa disse...

Fui numa palestra de mkt viral fantastica... a palestrante trabalha na empresa do Justus!!

Bjs

Camila disse...

O selinho não foi nada que vc não tenha merecido haha
larga a mão de ser preguiçosa e repassa eles"! hahaha

beijão

Camila disse...

ah eu não quero dar um tchau de adeus nao
hahhaa

tenho medo! =)

Unknown disse...

Sério... acho que dão papéis muito nada a ver pro Santoro. Só de sacanagem, como se tivessem o testando... Não sei se vou assistir esse filme mas antes que eu veja, o Jim Carrey não tem jeito nenhum de fresco. Só quero ver.
xD
beeesos

Anônimo disse...

beem interessantee isso tudo
ee olhaa complicado

http://imensidadx3.blogspot.com

Débora disse...

Oi,amada
Então...Gosto da "Isto É" e por acaso li a revista a que vc refere...creio que em blog casa um deve fazer o que lhe aprouver..Eu ,só posto naquilo que acredito..
Quanto a "Marketing Viral" parece mais o nome de uma epidemia,tipo varíola ou coquecoluche...

Rodrigo Santoro??Ele é??Jura? rs

Bjs

Natália Mylonas disse...

Tive um periodo de Int. ao Mkt (sim, tb faço Jornalismo - uhul.) e pelo pouco q sei, a Nike se ferrou legal hein .

Que merda q fez .
Que idiiota !

Bj bj =*

Idylla disse...

presente p vc la no blo.....bjooo Ka-Bummmm hahaha