
- desligando modo irônico-
Eu tenho uma tara pela ironia. Ainda mais quando o assunto é a qualidade do nosso país. Educação, políticos, segurança e derivados. É mais forte que eu. Mas vamos ao que interessa.
"Dados divulgados ontem pelo Ministério da Educação apontam que apenas 8% das escolas tops do país no ensino médio são públicas. Considerando as escolas públicas "convencionais" (excluindo as profissionalizantes, as ligadas a universidades ou que fazem seleção para ingresso), a melhor unidade da rede ficou na posição 1.935 do ranking.O colégio é estadual do Rio Grande do Sul e sofre com falta de professores." - Site Folha Online.
Às vezes até parece mentira. Como o país do Presidente que é "O Cara" tem uma qualidade de ensino tão baixa assim?
Com certeza não devemos comparar a escola pública com a privada. Mas o que diferencia a qualidade de ambas? Não está no fato de uma ser paga pelos pais e a outra mantida pelo Governo ou Município. Sabemos que não, pois o aluno que estuda a vida inteira na escola particular, está estudando para o quê? Passar em uma Universidade boa de preferência federal ou estadual que é mantida pelo governo.
Soa meio estranho, pelo menos aos meus ouvidos, o aluno que estudou na escola mais cara desde os 8 anos ter o sonho de estudar em uma universidade, como por exemplo USP, estadual, gratuita e do estado de São Paulo.
E porque o governo dá tanta prioridade as universidades sendo que a educação principal é aquela que vêm antes do ensino superior?
É uma vergonha que exista cotas para alunos de escolas públicas em algumas universidades do país. Infelizmente é uma ação de grande serventia, mas seria muito mais honroso ser aluno de escola pública e passar no vestibular com o esforço que teve durantes todos esses anos e não porque o governo deu um empurrãozinho.
Mas e agora, o que faz a escola pública cair tanto no conceito “educação de qualidade"? Professores? Família? Excesso de alunos em sala? Estrutura da escola? Material didático? Método de avaliação do aluno?
Eu estudei em escola pública e privada. Na privada a média no boletim escolar era 7.0. Na escola pública era 5.0. Eu tenho certeza que se essa escola aumentasse a média para 7.0 o número de alunos reprovados iria aumentar em uma terrível porcentagem! E confesso que não foi muito fácil para se encaixar no ritmo de estudos da escola. O inglês era muito mais aplicado e eu tinha aula de música.
Não estou aqui para estabelecer um plano para melhorar o ensino do Brasil. Quem sou eu para isso. Mas eu gostaria muito que "o todo poderoso chefão" abrisse mais os olhos e desse mais atenção para a qualidade de ensino das escolas públicas. Melhorar os professores, os diretores, estabelecer novas regras de ensino e métodos. Livros mais completos e atualizados. E tantas outras pequenas coisas que se tornam enormes!
E bem que um dia a escola pública brasileira poderia se tornar a mais procurada com direito até de uma avaliação do aluno antes de se tornar parte da escola.
Ah gente, sonhar é uma das únicas coisas que agente pode fazer sem pagar nada!
;**