14 de fevereiro de 2011

Repórter: codinome, Perigo.



Ser repórter não é simplesmente ser mais um rostinho bonito da televisão. É preciso estar preparado para tudo e para todos a qualquer hora e lugar.
Pense como é ser repórter por pelo menos um dia.
Você precisa estar todo o tempo disponível para a redação, preparado para o momento que ocorra os fatos.
Imagine você, em um sábado à tarde, tomando cerveja com os amigos, totalmente pra lá de bagdá e o telefone toca. É o chefe te mandando urgentemente para o local onde a poucos minutos ocorreu um assassinato. No momento só você está disponível, pois um dos demais repórteres está de férias, e o outro está em seu final de semana livre. E você não vai arriscar aparecer na frente das câmeras inchado, vermelho e com cara de doido.
Então, esqueça a vida social.
¨
Outro ponto, é cobrir "desastres naturais". Você nunca vai saber quando a enxente vai te carregar, ou o vento, a chuva, um carro ou quando vai ser atingido por uma bala em uma troca de tiros entre polícia e traficantes. Um desastre brasileiro bem natural por sinal.
Sem contar as horas mal dormidas, as madrugadas cobrindo notícias, a precisão nos improvisos imprevistos.
Ser repórter é estranho e cansativo, porém é um estilo de vida que poucos suportam.
Por isso em Suburbia eles têm um dia: 16 de fevereiro - Dia do Repórter.




2 Turistas:

Táxi Pluvioso disse...

Repórter é ter aquelas pessoas atrás, fazendo gestos para a câmara, ou até apalpando o repórter, que tem que ficar impávido, exceto se for da Fox News. boa semana

*Raíssa disse...

Quando estava em dúvida sobre que profissão seguir, sabia que não queria fazer Jornalismo justamente porque sempre achei que teria que começar de baixo como repórter "cobre-desgraça". Deus me livre ter que nadar na lama ou ficar no meio do tiroteio pra fazer reportagem! Muito medo. Mas admiro quem tem coragem de ser repórter e corres todos esses e mais riscos.

Beijos!